Responsabilidade Social

Atendimento Multidisciplinar

Tarde de atendimento odontológico a pacientes oncológicos e com deficiência, na Clínica Integrada de Odontologia, no campus Olezio Galotti. Alunos de diversos períodos do curso reavaliaram de cerca de 30 pacientes que já são atendidos pelos projetos de extensão “Atendimento Multidisciplinar a Pacientes Oncológicos”, coordenado pela professora Maíra Tavares, e “Atendimento Odontológico a Pacientes com Deficiência”, coordenado pela professora Carolina Hartung Habibe.

Os projetos existem há dois anos e, atualmente, contam com a participação de 51 alunos ao todo. “Quando me formei, senti um pouco de receio ao atender pacientes que estavam em tratamento oncológico por não ter tido tanto contato durante a minha graduação; quando elaboramos o projeto, o objetivo foi, justamente, trazer a vivência desde cedo aos nossos alunos”, explicou Maíra.

“São poucas as instituições de ensino superior que oferecem aos alunos e à população esse tipo de atendimento; os próprios pacientes encontram dificuldade para encontrar profissionais que os atendam com qualidade. O projeto qualifica os nossos alunos e ainda contribui com a saúde bucal de muitas famílias”, acrescentou Carolina.

Trabalhando no projeto desde o início, o tema do TCC das alunas Sarah Figorelle e Letícia Duque, do 9° período, teve origem devido ao contato com os pacientes. “Hoje temos uma visão mais humanista e experiência em uma área que não conhecíamos. Devido a isso, resolvemos escrever o nosso TCC sobre ‘Cárie por radiação em paciente submetido à radioterapia na região de cabeça e pescoço: um estudo de caso’”, concluiu, Sarah.

Galeria

Equipe:

  • Curso de Odontologia do UniFOA

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br