Responsabilidade e Educação Ambiental

Biologia no dia a dia

Mais uma edição do Biologia na Praça movimentou o Curso de Ciências Biológicas.Em seu quarto ano de realização, o projeto levou conhecimento e informação para a população na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. Com o tema "Biologia no dia a dia", várias ações foram apresentadas visando mostrar como a maioria das atividades cotidianas incluem a área.

Entre as atividades, o estande de animais peçonhentos foi o que mais chamou atenção do público e o que não faltou foram dúvidas. A aluna de ensino médio, Steffany Monteiro, foi uma das mais interessadas no assunto. “Não conhecia o curso e essa visita despertou meu interesse em fazer uma faculdade. Entre tudo que vi, o que mais gostei foi saber sobre as cobras e como podemos identificar cada uma, venenosa ou não”, ressaltou a aluna.

A estudante do curso, Paula Viana, ficou encantada em sua primeira participação no projeto. “O melhor é ver o interesse das pessoas que passam e acabam se encantando com o que temos a oferecer de informação e nós alunos que aprendemos mais ainda”, contou a acadêmica, que completou:

- Conseguimos mostrar que existe um leque de coisas que o biólogo pode fazer e isso chama mais atenção do aluno que vem aprender. Dessa forma, abrimos uma porta para o interesse deles em cursar biologia.

Desde DNA até a produção de pilhas, os projetos apresentados foram todos produzidos nos laboratórios do curso. Segundo o coordenador, Carlos Sanches, esse contato direto mostra para ambas as partes como a biologia supre diariamente as necessidades das pessoas, além de colocar em prática o conhecimento desses estudantes.

“Os alunos ficam extremamente motivados ao conseguir botar pra fora o que se aprende em sala de aula. Aquilo dá vontade de falar sobre, com certeza, amplia mais o conhecimento. A biologia é uma área muito ampla e quando as pessoas entendem como podem levar essas práticas para a vida, ficam mais interessadas ainda”, finalizou o coordenador.

Galeria

Equipe:

  • Curso de Ciências Biológicas

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br