RESPONSABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Crimes Ambientais

Fenômenos naturais e as transformações ambientais são parte da evolução do planeta, mas a interferência do homem em alguns processos começa a causar sérios problemas, seja pela ganância em retirar os minérios do solo, ou até mesmo pela emissão de gases poluentes.

Pensando nisso, o curso de Serviço Social realizou no dia 09/03/16, na Câmara dos Vereadores de Volta Redonda, a Aula Magna com tema “Capitalismo e Barbárie: Crimes Ambientais no Brasil e a Realidade de Volta Redonda”, com a participação do deputado estadual, membro da comissão de meio ambiente da ALERJ, Flávio Serafini e o procurador do Ministério Público Federal, Júlio José Alfredo.

Para a coordenadora do Serviço Social, Mônica Barison, os alunos tem que estar cientes de que crimes ambientais vêm acontecendo e que isso não é algo que deva ser considerado normal. “O tema trata dos problemas que a sociedade enfrenta em relação ao meio ambiente. Falar das práticas ilegais das grandes empresas é importante para que entendamos que, infelizmente, o objetivo da sociedade em que vivemos ainda é o lucro e não o atendimento às necessidades humanas”, afirmou Mônica.

O procurador do MPF acredita que encontros e palestras como essa oferecida pela instituição, são importantes e pertinentes para a formação de pessoas mais engajadas nos temas ambientais. “É fundamental que esse debate seja levantado, principalmente na academia”, disse Júlio.

O deputado Flávio Serafini, falou sobre os problemas que a exploração predatória causa ao planeta, principalmente no Brasil, pela exportação de commodities, como minério de ferro, madeira, sósia e também a crise na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Ele também argumentou que essa luta é diária e que está no nosso cotidiano. “Uma instituição que se propõe a debater e levantar esse tipo de tema, forma profissionais mais críticos, mais atuantes e conscientes”, acredita Flávio.

Além dos alunos do Serviço Social, acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Direito participaram do evento. “Achei muito importante e interessante termos uma base do que vamos encontrar daqui pra frente”, disse Monique Ventura, aluna do 1º Período de Direito.

Galeria

Equipe:

  • Curso de Serviço Social do UniFOA

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br