Responsabilidade e Educação Ambiental

Curso Educação Ambiental

O UniFOA iniciou um projeto inédito com foco no meio ambiente e no desenvolvimento da comunidade regional. Neste dia 24 de junho, às 9 horas, começou o Curso de Educação Ambiental com a Secretaria de Educação de Pinheiral. A atividade é destinada aos professores da rede pública de ensino e a realização é da Coordenadoria de Projetos Especiais junto ao curso de Ciências Biológicas e ao Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

A abertura do evento contou com a presença da reitora do, Claudia Utagawa; do prefeito de Pinheiral, José Arimathéa Oliveira; do pró-reitor de Extensão, Otávio Mithidieri; da coordenadora do MECSMA, Ilda Cecília Moreira da Silva; da secretária de Educação de Pinheiral, Cleonice Pires; do coordenador de Ciências Biológicas, Carlos Sanches; da coordenadora de Projetos Especiais, Rita de Carvalho; além de alunos e de professores do mestrado.

São quatro encontros de quatro horas cada, com periodicidade mensal, nas dependências do mestrado, no campus Três Poços. A primeira escola contemplada foi o Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. “Muitas vezes ficamos dentro de sala e não temos oportunidades para desenvolver novas potencialidades. Através dessa parceria, conquistamos um meio para desenvolver novos projetos que beneficiem ainda mais nossos alunos”, enfatizou Alex Lima, professor do colégio Roberto Silveira.

São 12 discentes e 30 acadêmicos da instituição voluntários e envolvidos na ideia de disseminar conhecimentos e novas tendências do meio ambiente atrelado à educação. “O objetivo principal é qualificar e consolidar uma rede de educadores aptos a introduzir, no ensino de várias disciplinas, aspectos pertinentes a questão ambiental. Após a realização do projeto, os professores poderão desenvolver projetos em educação ambiental e dessa forma difundir os ensinamentos recebidos, adaptados em sua área de atuação junto às crianças e jovens”, pontuou Rita.

A importância da iniciativa é reafirmada pelo prefeito de Pinheiral. ”Sabemos o tamanho do retorno que essa parceria nos concede. O ganho que os nossos alunos, professores e população em geral terão, será incalculável. Nossa missão é encantar, para que nossos meninos e meninas nunca desistam da gente e é dever dos nossos professores ajudarem nesse processo. Quanto mais conhecimento prático, mais fácil se torna a missão de educar”, disse Arimathéa.

O UniFOA possui um vasto histórico de realizações de atividades que envolvem a sociedade. “Ao longo dos últimos anos, temos realizado diversos projetos na área ambiental em creches e escolas de Pinheiral. Educação e saúde estão entre as nossas maiores prioridades. Os professores participantes dessa capacitação serão muito bem acolhidos”, concluiu a reitora, Claudia Utagawa.

Além dos professores – Enquanto os professores do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira eram capacitados no centro universitário, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas conversaram sobre Educação Ambiental com os alunos do 9º ano, em Pinheiral, e mostraram formas de reciclar diversos tipos de materiais.

O professor André Barbosa explicou que hoje foi feita uma iniciação com os alunos da escola para que haja uma sensibilização a respeito do tema. “Entre as atividades, nós ensinamos como fazer uma mini composteira, hortas suspensas, utilizando garrafas pet, além de pequenas armadilhas para captura do mosquito da dengue”, contou.

Segundo a diretora da escola, Mara Cristina Gonçalves, esses encontros proporcionarão aos alunos mais conhecimento e outra visão acerca da temática. “Essa geração precisa ser estimulada a cuidar do meio ambiente e ter contato com universitários de uma instituição como o UniFOA, sem dúvida alguma, irá motivar nossos alunos” ressaltou Mara.

“Essa dinâmica deixa o projeto ainda mais completo. Nossos acadêmicos tiveram a chance de conviver no ambiente escolar e viver, na prática, cada detalhe que a futura profissão exige”, finalizou o coordenador de Ciências Biológicas, Carlos Sanches.

Galeria

Vídeos

 

Equipe:

  • UniFOA
  • Prefeitura de Municipal de Pinheiral
  • Curso de Ciências Biológicas
  • Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde e do Meio ambiente
  • Coordenadoria de Projetos Especiais

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br