Responsabilidade e Educação Ambiental

Foco no meio ambiente

O UniFOA sediou nessa quinta-feira, 28, o Seminário de Análise do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio de Janeiro na Região Hidrográfica do Médio Paraíba. O momento marcou a reta final da elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-RJ) e contou com a presença Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Conselhos Consultivos dos Parques de diversas cidades da região, alunos e professores.

Participaram do evento o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA, Alden dos Santos Neves; o Assessor da Reitoria, Rafael Teixeira; o superintendente de Planejamento Ambiental e Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente, João Batista Dias; o prefeito de Pinheiral e presidente do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, José Arimathéa Oliveira; a vice-presidente do Comitê, Vera Lúcia Teixeira; a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Ana Carolina Callegário; o presidente do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinski; dentre outras autoridades.

O Rio de Janeiro está elaborando um instrumento estratégico de planejamento regional e de gestão territorial, que estabelece indicadores de limites e potencialidades de uso dos recursos naturais em todo o estado. Preocupados com a proteção dos recursos hídricos e com o intuito de esclarecer alguns pontos levantados no relatório técnico de análise da proposta do ZEE-RJ, o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul organizou o seminário.

O zoneamento proposto busca subsidiar o desenvolvimento com suporte ambiental. “Nossa grande preocupação é com a conservação dos recursos hídricos, das áreas de serviços ambientais, dos habitats de fauna e dos bancos genéticos de flora remanescentes, e a recuperação da capacidade ambiental. Ser professora e fazer parte do comitê me dá a oportunidade de contribuir tecnicamente e ainda trazer a prática de Meio Ambiente pra dentro do curso e da Sala Verde. Os alunos poderão ter a vivência do papel que eles irão desempenhar futuramente”, destacou a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Ana Carolina Callegário.

“Na prática, o ZEE-RJ é a divisão do território em zonas ambientalmente homogêneas – com as mesmas potencialidades e restrições – atendendo anseios econômicos, sustentáveis e preservando o equilíbrio do ecossistema”, explicou o coordenador do documento, superintendente de Planejamento Ambiental e Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente, João Batista Dias.

O momento representou um marco para o UniFOA. “É uma honra receber esse tipo de evento, tendo em vista que momentos assim só reforçam a nossa preocupação e compromisso com as ações que são desenvolvidas ao nosso redor e atingem diretamente à sociedade e o meio ambiente. Ter esse vínculo com o estado vai impactar diretamente na formação acadêmica dos nossos alunos, formando profissionais mais informados e, consequentemente, mais comprometidas com as transformações necessárias”, disse o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alden dos Santos Neves.

CBH Médio Paraíba do Sul – O Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul foi instituído em 2008 e é constituído por um plenário composto por 24 membros, sendo oito representantes dos usuários de água, oito representantes da sociedade civil e oito representantes do poder público.

O CBH é composto por 19 cidades e cerca de 1 milhão de pessoas. “Essa região é uma das mais importantes do cenário ambiental do país, tendo em vista a quantidade de cidades que são abastecidas com o Rio Paraíba do Sul e a quantidade de vidas afetadas. Como prefeito de Pinheiral e presidente do comitê, a ideia é aproveitar o poder político para fortalecer a nossa luta, além de tentar mobilizar outras prefeituras para que seja despertada nelas a mesma vontade de fazer a diferença”, concluiu José Arimathéa Oliveira, prefeito de Pinheiral.

Galeria

Vídeos

Equipe:

  • Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul
  • Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro
  • Prefeitura de Pinheiral
  • UniFOA

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br