RESPONSABILIDADE SOCIAL

Jogos Matemáticos em Braille

Visando trazer o tema Inclusão Social para abordagem em sala de aula, foram elaboradas ferramentas pedagógicas que contribuem para a educação matemática de estudantes com deficiência visual. Este é um dos objetivos do projeto de extensão que foi desenvolvido pela professora Jacqueline Gil com os alunos do 2º período do curso de Design. Desta maneira a professora está inserindo nas aulas de matemática a aplicação plena do Design social.

Os estudantes aprenderam a usar o código universal de leitura tátil no ensino da Matemática. O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada, e pode-se fazer a representação tanto de letras, como de algarismos. Enfatizaremos a utilização dos números para construção de nossos jogos. Trata-se de Ferramentas pedagógicas que contribuem para a educação da matemática para estudantes com deficiência visual.

Na terceira etapa, os estudantes do curso, criarão jogos matemáticos em Braille, cujos conteúdos serão apresentados pela professora da disciplina(que também fazem parte da ementa do curso).

A adaptação dos materiais adequados para a construção dos jogos em Braille traz ao aluno do curso de Design o desafio da melhor proposta que visa atender ao deficiente visual. Trataremos jogos de tabuleiros, máquinas, jogo de cartas que permitam ao deficiente visual compreender e aprender matemática.

Na quarta etapa, receberemos a visita de deficientes visuais para apreciar a produção de nossos estudantes do curso e assim avaliá-las, pois nada melhor que o próprio usuário para nos dar o parecer da otimização do recurso oferecido.

Galeria

Equipe:

  • Curso de Design do UniFOA

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br