Responsabilidade Social

Semana da Diversidade

Em um mundo onde ninguém é igual, às vezes somos submetidos a determinado tipo de padrão imposto pela indústria do consumo. E é exatamente sobre isso que a 2ª Semana da Diversidade do curso de Design abordou: como o profissional deve observar essa pluralidade. Com palestra e gincana, o evento aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, no campus Olezio Galotti.

“Hoje em dia você não foca um produto apenas no público masculino e feminino, temos várias etnias, desejos e gostos diferentes. O profissional de Design não pode achar que o seu produto vai servir para um tipo de pessoa apenas. Está aí a importância de mostrar ao acadêmico que ele deve ser atentar ao todo, à diversidade”, pontuou a coordenadora do curso, Patrícia Rocha.

Quando perguntada do porquê debater “Diversidade” com os alunos em sua palestra “Design para o Mundo Real”, a professora do curso, Ana Paula Zarur, comentou que por serem grandes produtores e desenvolvedores de produtos materiais, é preciso que o designer seja ciente da sua responsabilidade social dentro da sociedade.

“O objetivo é chamar a atenção para essas questões, inclusive, já temos até alguns alunos que tem feitos projetos de TCC com esse tipo preocupação. Temos um livro didático feito por uma aluna que aborda o racismo que foi adotado nas escolas, trabalhos desenvolvidos para pessoas com necessidades especiais, então os resultados demonstram que os alunos estão empenhados”, finalizou Zarur.

Gincana – A atividade serviu, em primeiro lugar, para contribuir com a integração entre os alunos, já que as equipes foram montadas por integrantes de diversos períodos. Cada grupo levava o nome de alguma personalidade engajada em causas sociais, com o Cacique Raoni, o cantor Sting, Maria da Penha, Princesa Isabel e a atriz negra Thaís Araújo.

“Uma das tarefas era responder um questionário sobe as personalidades e assim conhecer mais sobre o trabalho de cada uma delas. Além disso, os alunos precisaram pesquisar em nossa biblioteca livros que tratassem dos temas: direitos humanos, racismo e feminismo”, lembrou a coordenadora Patrícia Rocha, lembrando que haverá uma exposição no curso com painéis que retratam a diversidade. “Essa dinâmica também contou pontos”, enfatizou.

Outra tarefa das equipes era arrecadar alimentos para a Apae Volta Redonda, em parceria com o curso de Engenharia Ambiental. Foram arrecadadas também garrafas pets que serão doadas ao curso de Ciências Biológicas e ainda produtos de higiene que vão ser entregues ao Projeto Curumim, em Pinheiral, em parceria com a Coordenadoria de Projetos Especiais do UniFOA. O grupo vencedor da Gincana da Diversidade foi o “Cacique Raoni”.

Galeria

Equipe:

  • Curso de Design do UniFOA

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br