Responsabilidade e Educação Ambiental

I Seminário de TI Verde

O curso de Sistemas de Informação promoveu, na terça-feira, 3 de outubro, o I Seminário de Tecnologia da Informação Verde, que tem como objetivo entender os impactos que a TI causa ao meio ambiente, tanto pela demanda de energia elétrica, quanto pelos materiais utilizados na fabricação de hardware. Alunos, profissionais e professores do curso se reuniram no Centro Histórico-Cultural, no campus Olezio Galotti.

As temáticas de educação ambiental têm se perpetuado no curso. “Muito mais que profissionais tecnicamente qualificados, temos a premissa de formar cidadãos para a vida, que vão chegar no mercado de trabalho capacitados para atuar em todas as frentes”, comentou o coordenador do curso, Carlos Eduardo Vieira.

Uma das palestrantes da noite, Rosely Crozara, executiva de vendas da SmartWave Networks, conversou com os alunos a respeito das medidas que a empresa vem adotando no âmbito 'verde'. “Infelizmente ainda não temos uma legislação em nosso país que regularize a questão dos materiais utilizados e do descarte correto, mas é através de palestras e passando a informação que poderemos mudar o planeta”, acredita.

Consciência Verde

A professora Rita Carvalho, coordenadora de Projetos Especiais da instituição e professora do curso de Sistemas de Informação, comentou que os avanços tecnológicos têm facilitado a criação de medidas que não agridam tanto o meio ambiente. “Um cuidado que o curso vem tendo é de criar uma consciência ambiental nos alunos em melhor servir o nosso planeta; sou o meio ambiente que pratico”, pontuou Rita que é uma das organizadoras do evento.

O contato com profissionais da área durante esses eventos é um ganho a mais, de acordo com o aluno do segundo ano, Paulo Roberto Almeida. “Ainda absorvermos conhecimentos que não tínhamos antes, o que pode resultar em projetos, artigos e formas de enxergar e nos inserir no mercado de trabalho”, concluiu.

Galeria

Equipe:

  • Curso de Sistema de Informação
  • Coordenadoria de Projetos Especiais

FALE CONOSCO

comciencia@foa.org.br