Congresso de Medicina do UniFOA 2017

Oncologia para o clínico:
uma abordagem social e multiprofissional

23 a 25 de maio

O desafio do cuidado ao paciente oncológico é grandioso, complexo e delicado. Envolve os mais diversos fatores de risco e inúmeros determinantes sociais que tornam sua prevenção e controle extremamente difíceis e, em alguns casos, aparentemente inalcançáveis.

Temos visto a magnitude das neoplasias aumentar ano após ano nas últimas décadas. Segundo o INCA, há a estimativa da ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil somente no biênio 2016-2017, mesmo perfil epidemiológico observado na América Latina e Caribe, sendo os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres os mais frequentes.

A ideia de preparar futuros médicos capazes de fornecer um cuidado integral ao paciente oncológico, considerando não apenas os aspectos técnicos e biológicos mas também a abordagem multiprofissional e, principalmente sociocultural, é o principal objetivo desta edição do II Simpósio em Medicina e Humanidades e do Congresso da Medicina do UniFOA.

Convidamos todos a participarem ativamente das nossas mesas, oficinas e apresentações, e contribuírem com a geração e compartilhamento de conhecimento. Contamos com a sua participação ativa e, seguramente, estaremos juntos nos dias 24 e 25 de maio na realização destes eventos.

Desejamos um Bom Congresso a Todos!

Professora Cristiane Gorgati Guidoreni
Coordenação do Curso: Professor Geraldo Assis Cardoso