Em sua segunda versão, o II Simpósio Satélite em Medicina e Humanidades:  Oncologia, Aproximação e Diálogo vem possibilitar, entre outros, a aproximação entre Ensino Médico e o Humanismo, trazendo à luz das reflexões os aspectos positivos oriundos do encontro clínico com a humanização e ainda, cumprindo as orientações preconizadas nas DCNs 2014 (Diretrizes Curriculares Nacionais), que trazem a aliança entre as citadas áreas de conhecimento. Para tanto, contará com a participação de profissionais que contribuirão para a efetivação desse diálogo interdisciplinar. A proposta, também busca viabilizar a prática por meio da oferta de Oficinas/Studios, as quais fortalecerão ainda mais a temática.

O ato médico básico é o encontro clínico no qual podem ser reconhecidos três componentes: competência técnica, princípios éticos e qualidades humanas. Tal proposta se mostra relevante uma vez que pelo Humanismo, na formação médica, vem romper as barreiras do aprisionamento trazido pelo modelo biomédico. O referido Humanismo é compreendido como um componente essencial ao ato médico e assim, vem sendo trabalhado de forma transversal no curso de Medicina do UniFOA  e gerando, no decorrer dos anos, ações de extensão e pesquisa que vem sendo disseminadas pelo meio acadêmico, fato este que nos coloca em lugar de destaque no cenário nacional.

Neste evento, o Eixo Transversal em Medicina e Humanidades apoia o Congresso de Medicina contemplando a discussão da temática em “Oncologia, Aproximação e Diálogo”, acreditando que tal temática trará versões humanísticas para ações clínicas entre elas, as dirigidas à oncologia e ao encontro médico e paciente oncológico.

Professora Sônia Cardoso Moreira Garcia

ISBN: 978-85-5964-066-3

Download

Leave a reply

required