O presente catálogo apresenta as instituições e os serviços ofertados aos munícipes da Cidade de Volta Redonda, com o objetivo de divulgar a rede socioassistencial do município e, assim, possibilitar o acesso do cidadão aos seus direitos.

A intenção na elaboração desse catálogo correspondeu a necessidade de dar visibilidade aos recursos da rede local de serviços, de forma que o cidadão saiba onde acessar e reivindicar direitos, e possibilitar a maior agilidade e adequação dos encaminhamentos aos usuários que demandem acesso aos serviços.

O catálogo está organizado em sete eixos setoriais: assistência social, saúde, previdência social, esporte, educação, cultura e lazer e sócio jurídico. Os eixos são constituídos pelos órgãos e serviços públicos ou filantrópicos, não apresentando a rede privada.

O catálogo é resultado de uma ação de pesquisa desenvolvida pelos Cursos de Serviço Social e Direito do UniFOA, através do Núcleo de Serviço Social do Escritório da Cidadania. Envolveu professores, alunos e colaboradores, e se constitui, hoje, em material que contém o compromisso com a formação acadêmica e profissional e com a responsabilidade social da instituição, em oferecer à comunidade local, uma ferramenta de acesso a direitos.

Temos nesse instrumento a proposta de interatividade com o cidadão, pois certos que alguns recursos podem não ter sido aqui inseridos, possibilitamos que aqueles que acessem o catálogo e tenham conhecimento de um serviço novo, possa sugerir sua inserção no espaço “Nos ajude a fomentar a rede”. Envie suas sugestões para o e-mail: redevrcatalogo@gmail.com.

ISBN: 978-85-5964-030-4

icon-pdf

Leave a reply

required