Nossa História

A Fundação Oswaldo Aranha - FOA foi criada em 1967, em Volta Redonda, a partir da união de diversos profissionais e segmentos da sociedade, e teve como seu principal participante instituidor o então prefeito Sávio Cotta de Almeida Gama. O nome da fundação é uma homenagem ao ministro das relações exteriores do Governo de Getúlio Vargas, personagem importante na construção da cidade. A FOA veio suprir na região Sul Fluminense a demanda por ensino superior, para disseminar a pesquisa técnica e científica e formar profissionais, inicialmente com as escolas de Ciências Médicas (1968), Odontologia (1970), Engenharia Civil (1970), Educação Física (1971) e Ciências Contábeis (1975). As escolas mantidas pela FOA foram integradas, em 1993, com a criação do Centro de Ensino Superior de Volta Redonda - Cesvre.

A Fundação Oswaldo Aranha – FOA e o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA são instituições distintas. A fundação é a mantenedora do centro universitário. Isso ocorre porque quando houve a primeira demanda por ensino superior na região, era preciso que se criasse uma fundação que mantivesse o centro universitário.

Em 1999, com o credenciamento do MEC, o Centro de Ensino Superior de Volta Redonda - Cesvre foi elevado à condição de centro universitário, transformando-se no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Tradição e qualidade no ensino são os principais diferenciais do UniFOA. A qualidade foi atestada pelo MEC com o credenciamento a centro universitário e os consecutivos recredenciamentos com conceitos elevados, e a tradição provém de décadas formando profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho regional e nacional, disseminando e gerando conhecimento com pesquisa técnica e científica e atendendo à comunidade com dezenas de ações de extensão. A estrutura organizacional acadêmica foi readequada, diante dos anseios relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, e para promover todas essas atividades o UniFOA estendeu suas ações acadêmicas para outros seis campi. E, com muita dedicação, assim permanece até hoje. Atualmente, o Centro Universitário de Volta Redonda alia tradição e modernidade, criando o ambiente ideal para a geração de conhecimento e preparação de profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.

Linha do tempo