APRESENTAÇÃO

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação vem sendo organizado desde 1977, sem interrupções. Cerca de 3.500 pessoas participam dos encontros a cada ano, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil, da América Latina e da Europa.

Este ano realizaremos o XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, apresentando como tema central: Comunicação e Sociedade: as novas dimensões, articulações e significados da comunicação na contemporaneidade. A partir deste tema serão debatidos tópicos nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho, no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA – Volta Redonda – Rio de Janeiro.

EXPOCOM

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação –, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”.

A premiação é simbólica e beneficia os autores pela qualificação de seu curriculum vitae, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.

INTERCOM JÚNIOR

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). A atividade se dá em dois momentos distintos ao longo de cada ano: no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais da entidade.

Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Os trabalhos devem ser inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, seguindo as divisões temáticas (DTs) e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

APRESENTAÇÃO DO SÍMBOLO INTERCOM 2017

A imagem representada no símbolo do Intercom 2017 é constituída por dois elementos representativos da identidade histórica e cultural da cidade de Volta Redonda, município que irá sediar o XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste: A caldeira e a curva do rio.

A arte é composta por uma caldeira que, ao derramar o aço se funde com a imagem do rio Paraíba do Sul. O nome da cidade é evidenciado por sua famosa curva, a volta redonda do rio, um interessante acidente geográfico.

O município que, antes da industrialização foi berço de nações indígenas como Purís e Acarís, deu lugar a exploradores, barões do café, escravos, barqueiros e agricultores até que se evidenciasse na produção metalúrgica, vocação ainda forte na cidade, até os dias de hoje.

A partir de 1941, com a instalação da usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a cidade começou a receber os operários vindos das mais diversas regiões, momento que foi concomitante à II Guerra Mundial. Tal fato marcou as bases da industrialização brasileira.

As fontes tipográficas utilizadas foram Eirik Raude (2017) e Accidental Presidency (Intercom). Esta se funde à imagem do rio, criando uma conexão entre o evento e a cidade, representando a receptividade que o visitante terá.

ORGANIZAÇÃO

  • Alexis Aragão Couto
  • Douglas Baltazar Goncalves
  • Rebeca Baltazar Chaves