Processo Seletivo
Apresentação
Objetivos, público alvo e linhas de pesquisa
Regimento Interno
Disciplinas
Coordenação
Corpo docente
Livros docentes
Dissertações e Produtos
Agenda
Memória
Fale Conosco

.

Apresentação

Este Programa foi proposto dentro da área de Ensino de Ciências e Matemática criada pela Capes em setembro de 2000 como nova área temática. Seu crescimento tem sido vertiginoso, contemplando cursos stricto sensu por todas as regiões do país (www.capes.gov.br). O maior incentivo é para que haja expansão de cursos pelo interior e em regiões não metropolitanas, visando à integração dos profissionais de tais áreas com os debates nacionais sobre demandas de ensino e pesquisa e políticas públicas. Atualmente, esta área passou a integrar uma área maior denominada “Área de Ensino”, a qual abriga outras subáreas neste tema.

Baseado na premissa de que o campo da pesquisa em ensino de ciências da saúde e meio ambiente deve garantir que seus resultados cheguem à educação formal das salas de aula, nos contextos de educação não formal, e também nas propostas de políticas educativas, foi proposta a criação de um curso de Mestrado Profissional que contemplasse os profissionais de ensino da região.

 
Perfil do Profissional

O Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, subordinado à Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, visa a atrair profissionais de diferentes áreas que busquem aprimoramento em sua formação, em virtude de sua atuação profissional na área de ensino ou interesse em inserir-se na docência em Ciências e Meio Ambiente.

A interface entre saúde e meio ambiente se estabelece à medida que não se pode mais discutir sobre problemas coletivos de saúde sem olhar para o ambiente em que vivem as pessoas e vice-versa. A falta de um planejamento estratégico na ocupação de áreas pode resultar não só em um grave impacto no meio ambiente como em danos a saúde por falta de condições adequadas de moradia, saneamento básico, acesso à saúde e educação.

O programa proposto está direcionado à formação de profissionais competentes, voltados à análise de multiplicidades de fatores que devem ser coletados e analisados quando da existência de desafios envolvendo a área de ensino em ciências da saúde ou meio ambiente, que lancem mão do equilíbrio ação-reflexão. Os mestres formados no programa estarão aptos a atuarem em atividades de ensino nos diversos níveis e para a inserção em discussões sobre participação popular, inclusão social, promoção da saúde e meio ambiente.

 
Diferenciais do curso no UniFOA

O curso de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA é o único com perfil voltado para a formação e inserção de docentes em espaços formais e não formais da região sul fluminense, além de ser o único desta área no município de Volta Redonda.

 
Nota de Avaliação do Programa na CAPES:

O Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, recebeu nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que divulgou, no fim de 2017, as notas da Avaliação Quadrienal 2017 referente aos programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil. Ao todo, 703 mestrados profissionais foram avaliados, recebendo notas que variam de um a cinco. Dos cursos avaliados pela CAPES, apenas 49 obtiveram nota máxima.

A avaliação cumpre o papel de analisar detalhadamente o panorama e atividades da pós-graduação no Brasil e, assim, atestar a qualidade dos cursos. A avaliação produz estudos e indicadores para induzir políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CAPES)

 
Autorização
Homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25)
Para conferirclique aqui.
 
 
Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - Telefone: (24) 3340.8400 - Ramal 8537 - E-mail: promes@foa.org.br
PROESP (Programas de Especialização) - Telefones: (24) 3344.1400 / 3344.1414 - E-mail: proesp@foa.org.br