Apresentação
Objetivos, público alvo e linhas de pesquisa
Investimento
Regimento Interno
Disciplinas
Candidatos Aprovados
Edital
Coordenação
Processo Seletivo
Corpo docente
Livros docentes
Dissertações e Produtos
Agenda
Memória
Fale Conosco

.

 
Apresentação

Este Programa foi proposto dentro da área de Ensino de Ciências e Matemática criada pela Capes em setembro de 2000 como nova área temática. Seu crescimento tem sido vertiginoso, contemplando cursos stricto sensu por todas as regiões do país (www.capes.gov.br). O maior incentivo é para que haja expansão de cursos pelo interior e em regiões não metropolitanas, visando à integração dos profissionais de tais áreas com os debates nacionais sobre demandas de ensino e pesquisa e políticas públicas. Atualmente, esta área passou a integrar uma área maior denominada “Área de Ensino”, a qual abriga outras subáreas neste tema.

Baseado na premissa de que o campo da pesquisa em ensino de ciências da saúde e meio ambiente deve garantir que seus resultados cheguem à educação formal das salas de aula, nos contextos de educação não formal, e também nas propostas de políticas educativas, foi proposta a criação de um curso de Mestrado Profissional que contemplasse os profissionais de ensino da região.

 
Perfil do Profissional

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, subordinado à Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, visa a atrair profissionais de diferentes áreas que busquem aprimoramento em sua formação, em virtude de sua atuação profissional na área de ensino ou interesse em inserir-se na docência em Ciências e Meio Ambiente.

A interface entre saúde e meio ambiente se estabelece à medida que não se pode mais discutir sobre problemas coletivos de saúde sem olhar para o ambiente em que vivem as pessoas e vice-versa. A falta de um planejamento estratégico na ocupação de áreas pode resultar não só em um grave impacto no meio ambiente como em danos a saúde por falta de condições adequadas de moradia, saneamento básico, acesso à saúde e educação.

O programa proposto está direcionado à formação de profissionais competentes, voltados à análise de multiplicidades de fatores que devem ser coletados e analisados quando da existência de desafios envolvendo a área de ensino em ciências da saúde ou meio ambiente, que lancem mão do equilíbrio ação-reflexão. Os mestres formados no programa estarão aptos a atuarem em atividades de ensino nos diversos níveis e para a inserção em discussões sobre participação popular, inclusão social, promoção da saúde e meio ambiente.

 
Diferenciais do curso no UniFOA

O curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA é o único com perfil voltado para a formação e inserção de docentes em espaços formais e não formais da região sul fluminense, além de ser o único desta área no município de Volta Redonda.

 
Nota de Avaliação do Programa na CAPES:

Atualmente o MECSMA possui a nota de avaliação 4. Entenda a Avaliação Trienal:

A avaliação da pós-graduação stricto sensu, criada em 1976, atualmente é o mais importante instrumento para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.

Na avaliação, os cursos recebem notas entre 1 e 7. As notas 1 e 2 os descredenciam; nota 3 significa desempenho regular, atendendo aos padrões mínimos de qualidade; notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom, sendo 5 a nota máxima para os cursos só de mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.

A avaliação cumpre o papel de analisar detalhadamente o panorama e atividades da pós-graduação no Brasil e, assim, atestar a qualidade dos cursos. A avaliação produz estudos e indicadores para induzir políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CAPES)

 
Autorização
Homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25)
Para conferirclique aqui.
 
 
Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - Telefone: (24) 3340.8400 - Ramal 8537 - E-mail: promes@foa.org.br
PROESP (Programas de Especialização) - Telefones: (24) 3344.1400 / 3344.1414 - E-mail: proesp@foa.org.br