Apresentação
Objetivos, público alvo e linhas de pesquisa
Investimento
Regimento Interno
Disciplinas
Candidatos Aprovados
Edital
Coordenação
Processo Seletivo
Corpo docente
Livros docentes
Dissertações e Produtos
Agenda
Memória
Fale Conosco

.

Corpo docente
 
Adilson Pereira (Currículo Lattes)

Membro do Banco de Avaliadores do INEP/MEC na qualidade de Avaliador Institucional e Avaliador dos Cursos. Doutor em filosofia - área de Ética - UGF/RJ, Mestre em filosofia, área de Ética, Especialista em História da Filosofia UGF/RJ, MBA Empresarial e RH e Marketing UGF/RJ,Licenciatura em Filosofia - UNIFAI /SP. Docente Concursado Ensino Superior da FAETEC/RJ - Atua como Diretor Geral da Faculdade de Educação tecnológica do Rio de Janeiro - unidade Volta Redonda, Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA, Docente nos Cursos de Direito e Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Pesquisador FAPERJ-FAETEC. Docente tutor EAD UFF Volta Redonda - Curso pós-graduação em Gestão Pública.Tem experiência na área de Ensino e Gestão do Ensino Superior nos âmbitos da Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, neste último, atua como Coordenador de cursos, além de experiência na área de formação docente para a Educação Básica.

 

Carlos Alberto Sanches Pereira (Currículo Lattes)

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica. Coordenador do Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado e Licenciatura. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e da Saúde. Estuda também a Epidemiologia das bactérias isoladas no ambiente hospitalar, seu genes de resistência, a relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.


Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues (Currículo Lattes)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1997) e doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutico pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Biotecnologia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos agroindustriais, produção de xilitol, análise de fluxos metabólicos em leveduras. No momento participa de projetos nas seguintes linhas de pesquisa: tratamento biológico de efluentes líquidos, biorremediação de solos e ensino de ciências. Orienta trabalhos no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

 

Gabriela Girão Albuquerque - Coordenadora (Currículo Lattes)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela mesma universidade (2007) e doutorado em Fisiopatologia Médica (Área Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Tem experiência na área de fisiologia, biologia celular e molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo II, obesidade e metabolismo hepático. Atua como professora e orientadora no Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Possui experiência em metodologia da pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação, atuando como orientadora de diversos trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica.

 

Ilda Cecília Moreira da Silva (Currículo Lattes)

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) Livre Docencia pela UNIRIO e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto da EEAN /UFRJ, docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado, com orientações de dissertação e tese, além de oferta de disciplinas).Pesquisador da Fundação Oswaldo Aranha, e professora responsável no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda. Professora responsável e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem no UniFOA. Professora no Curso de Graduação em Enfermagem da FASE. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerência em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício profissional de enfermagem, ensino de enfermagem, administração em enfermagem, metodologia da pesquisa científica e gerência em Saúde. Associada a ABEn Associação Brasileira de Enfermagem, seção Volta Redonda. Membro do Conselho Fiscal da Associação de Estudos e Atividades Filosóficas da Sul Fluminense (SEAF) desde 2011. Conselheira Suplente do Conselho Regional de Enfermagem COREN/RJ em 2011 e 2012. Presidente da Comissão Eleitoral do COREn-RJ. Líder do Grupo de Pesquisa Exercício de Enfermagem no Contexto do Trabalho, Gerência e Educação vinculado ao DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenadora Coren/RJ 5894-ENF Gestão 2015/2017.

 

Julio César Aragão (Currículo Lattes)

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1992), Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz (1999) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UERJ (2007). É Coordenador do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda desde 2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginecologia, Obstetrícia e Educação Médica.

 

Katia Mika Nishimura (Currículo Lattes)

É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009), possui mestrado em Ciência Política (2002), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais (2000) e graduação em Bacharelado em Ciências Sociais (1998) realizados também na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora responsável doutora do UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, onde leciona nos cursos de graduação de Direito e Serviço Social e também no MECSMA, Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Tem desenvolvido pesquisas, e orientado pesquisa de iniciação científica (com apoio da FAPERJ), junto à Comunidade Quilombola de Quatis-RJ, com foco na questão do ensino de história e cultura afro-brasileiras e educação ambiental. Tem experiência em Pesquisa Quantitativa em Ciências Humanas (como Surveys) na área de Cultura Política, atuando principalmente, nos seguintes temas: conservadorismo, autoritarismo, valores, opiniões e atitudes, hierarquia social e discriminação e preconceito racial.

 

Marcelo Paraiso Alves (Currículo Lattes)

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989), Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo (1993) pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora (1995) pelo UniFOA, Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra (2001) e Doutorado em Educação pela UFF em 2007. Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história.É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial e no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

 

Maria de Fátima Alves de Oliveira (Currículo Lattes)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), biólogo (modalidade Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Possui especialidade em diferentes modalidades na área de Educação e Ensino de Nutrição. Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Professora do Centro Universitário Moacyr Bastos e do Centro Universitários de Volta Redonda (UniFOA), atuando como docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Biologia, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Nutrição. Linhas de pesquisa: Ensino em Ciências da Saúde e Ensino e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Maria da Conceição Vinciprova Fonseca (Currículo Lattes)

Possui graduação em Letras - Faculdades de Barra Mansa (1978), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Fedetral Fluminense (2009), com estágio na Faculdade de Tradução e Interpretação da Universidade de Ottawa (Canadá).Organizou e coordenou o curso de pós- graduação Estudos Avançados de Língua Inglesa, no Centro Universitário de Barra Mansa- UBM. Foi professora de Língua Inglesa e Linguística Aplicada no curso de Letras e de Língua Portuguesa no curso de Biologia da Associação Educacional Dom Bosco, em Resende, até julho de 2014, e é professora na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UniFOA, Volta Redonda, nos mestrados de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente e de Materiais. É professora de Metodologia da Pesquisa Científica no curso de Engenharia de Produção, e de Produção Textual Acadêmica no curso de Educação Física, ambos na UniFOA. Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de linguagem, línguas modernas - Português e Inglês - estudos da leitura, especialmente do texto literário, linguística aplicada ao ensino da língua inglesa, educação e tradução, assunto de sua tese de doutorado, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, leitura, interpretação, língua, leitura e tradução do texto literário.

 

Milena de Sousa Nascimento Bento (Currículo Lattes)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ecologia (2008) e Doutorado em Ecologia (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2012). Tem experiência de pesquisa na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: interação inseto x planta, registros de hospedeiros e especificidade de hospedeiro de Lepidoptera, insetos de Restinga e Mata Atlântica. Atua também na área de Educação em Ciências, principalmente com os temas de Educação Ambiental, "novas tecnologias" no ensino e o Uso dos insetos na educação básica. Atualmente é professora no Centro Universitário de Volta Redonda, atuando na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Trabalha com Educação a Distância, como tutora a distância da disciplina Seminários em Educação a Distância e Insetos na Educação Básica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo CEDERJ e no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação.

 

Ronaldo Figueiró Portella Pereira (Currículo Lattes)

Ronaldo Figueiró Portella Pereira é graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição pela qual concluiu Mestrado e Doutorado em Ecologia. De 2006 a 2009 atuou como Editor Executivo do periódico Oecologia Brasiliensis, atualmente Oecologia Australis (ISSN: 1981-9366). Hoje é Editor Executivo do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230), Editor Associado do periódico Acta Biomedica Brasiliensia (ISSN: 2236-0867) e um dos fundadores e Editor-Chefe do periódico Acta Scientiae et Technicae (ISSN: 2317-8957). Atualmente é Professor Adjunto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), onde é pesquisador do Laboratório de Biotecnologia Ambiental e leciona na graduação nos cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Biotecnologia, além de ser docente permanente e vice-coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Atua também como docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA), no qual é membro permanente do corpo docente, e da Associação Educacional Dom Bosco, onde leciona no curso de Ciências Biológicas. Atua nas áreas: Ecologia e Manejo de Insetos Aquáticos e Vetores, com ênfase na biologia, distribuição e diversidade de Diptera: Simuliidae; Saúde e Meio Ambiente, com ênfase em ecologia de doenças transmissíveis; Ensino de ciências.

 

Rosana Aparecida Ravaglia Soares (Currículo Lattes)

Possui Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1993), Mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção com habilitação Metalúrgica e do Curso de Engenharia Mecânica da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) na Faculdade de Engenharia de Resende (FER) e também é professora titular na onde ministra as disciplinas de Ciência e Tecnologia dos Materiais, Corrosão e Proteção Superficial e Não Ferrosos. Também é é professor titular do Centro Universitário de Volta Redonda no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Hidrometalurgia e Meio Ambiente, é lider de Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e atua principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, reciclagem de resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável, ensino em meio ambiente, recursos hídricos, ouro, adsorção, cementação e hidrometalurgia. Atua também em curso de Pós graduação Latu Sensu no IPETEC, especialização em Engenharia Ambiental e na Associação Educacional Dom Bosco, especialização em Gestão de Produção Automotiva.

 

Rosane Moreira Silva de Meirelles - (Currículo Lattes)

Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa stricto sensu de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ). É orientadora no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC-Fiocruz) em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB-IOC) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA). Na graduação leciona disciplinas de Biologia Celular, Morfologia Microscópica (Medicina), Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Ensino e Saúde (Biologia). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem de Ciências, Ciência e Arte (Mest Academico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mest Profissional).

 

 
 
Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - Telefone: (24) 3340.8400 - Ramal 8537 - E-mail: promes@foa.org.br
PROESP (Programas de Especialização) - Telefones: (24) 3344.1400 / 3344.1414 - E-mail: proesp@foa.org.br