Conheça o curso

Apresentação

O Mestrado profissional em Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, foi aprovado junto a CAPES em julho de em 2009, e conta com professores Doutores com alta produtividade em orientações, ou publicações. O curso oferece uma contribuição efetiva à pesquisa aplicada, integrando conhecimento tecnológico e atividade profissional, gerando produção de conhecimento na área de Tecnologia e Desenvolvimento de Materiais.

O Programa assume um caráter profissionalizante, pois visa ao preparo técnico e científico para a realização de um projeto, relacionado com aplicações tecnológicas e desenvolvimento de materiais. Além disso, visa correlacionar diferentes áreas do conhecimento na busca de harmonizar diferentes ambientes de estudo no sentido de agregar conhecimento a área de materiais.

O mestrado em Materiais do UniFOA conta com excelente infraestrutura experimental, com um grande numero de laboratórios de processamento e caracterização de materiais, além de diversos equipamentos ä disposição, o que amplia o numero de possibilidades de estudos e temas.

Diferenciais

Laboratórios próprios para realização de diferentes experimentos/pesquisas, possibilitando a ampliação de possibilidades em respeito a temas de propostas de projetos.
Corpo docente de alta qualificação com experiência na solução de problemas relacionados ao uso de novos materiais.
Busca constante pela inovação com Perfil de incentivo a depósito de patentes.
Perfil de divulgação do conhecimento com revista científica própria de acesso livre pela comunidade acadêmica e outros tipos de publicações.
Incentivo a participação de eventos científicos em nível nacional/internacional.
Multidisciplinaridade e intercâmbio com as maiores Instituições de pesquisa na área de materiais do Brasil, através de projetos de colaboração dos pesquisadores do programa de pós-graduação.

Linhas de Pesquisa

  • Materiais metálicos
  • Materiais cerâmicos
  • Materiais poliméricos
  • Materiais compósitos

Áreas de concentração

  • Processamento e caracterização de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos.
  • Processamento e caracterização de materiais reciclados, compósitos, nanomateriais e biomateriais.

Coordenação

Prof. Dr. Roberto de Oliveira Magnago
Currículo Lattes

Responsável pela secretaria

Ana Maria Oliveira de Carvalho
Telefone: (24) 3340-8400 ramal 8374

Regimento Interno

Regimento interno do curso de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT)

Diretrizes do programa de Mestrado Profissional em Materiais

Autorização

Homologado pelo CNE (Port. MEC 1045, Parecer CES/CNE nº078/2010 de 18/08/2010, DOU 19/08/2010) Para conferir clique aqui.

Corpo Docente

Alexandre Alvarenga Palmeira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1998). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde ocupa a cargo de Diretor da Faculdade de Tecnologia e Diretor do Campus Regional de Resende, avaliador do basis/sinaes/inep do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professor titular do Centro Universitário de Volta Redonda. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Seleção Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: conformação mecânica, otimização, abaqus, elementos finitos e manutenção.

Currículo Lattes

Alexandre Fernandes Habibe

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2002). Engenheiro consultor e Professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vinculado ao Departamento de Mecânica e Energia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Elementos de Máquinas, Projeto de Máquinas e de Sistemas Mecânicos. Atua também em projetos na área sídero-metalúrgica em projetos voltados para otimização de processos e introdução de novas tecnologias.

Currículo Lattes

Bruno Chaboli Gambarato

Possui graduação em Engenharia Bioquímica pela Escola de Engenharia de Lorena da USP (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciências - Biotecnologia Industrial (Conversão de Biomassa) pela EEL-USP. É Professor Doutor do Centro Universitário de Volta Redonda, onde atua nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e no Mestrado Profissional em Materiais. É também analista do Setor de Desenvolvimento Institucional da mesma instituição. Tem experiência na área de conversão de biomassa vegetal, química de ligninas, aproveitamento de resíduos agroindustriais, biorrefinarias e conversão em energia. A ênfase é em processamento de materiais lignocelulósicos, principalmente subprodutos agroindustriais, como bagaço e palha de cana-de-açúcar, para a conversão em biocombustíveis, insumos químicos e energia. Atua na área de caracterização química, física e esp No Link ectroscópica de materiais lignocelulósicos, principalmente de ligninas.

Currículo Lattes

Bojan Marinkovic

Possui graduação em Geologia, Mineralogia e Cristalografia pela Universidade de Belgrado (1995), mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade de Belgrado (1997) e doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente (desde abril de 2003) tem cargo de pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde agosto de 2009 é professor na Fundação Oswaldo Aranha. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Nanomateriais, Materiais Microsporosos, Mesoporosos e Lamelares, Supercondutores Cerâmicos e com diversas técnicas de caracterização de materiais como difração de Raios-X e de neutrons, Microscopia Eletrônica de Transmissão e Difração de elétrons e análises térmicas. Atua como revisor de diversas revistas internacionais como Solid State Sciences, Journal of Solid State Chemistry, Journal of Alloys and Compounds, Journal of Phase Equilibria and Diffusion, Physica Status Solidi. A, Microporous and Mesoporous Materials e Materials Science and Engineering. B. Possui mais de 30 publicações em revistas internacionis indexadas e dois pedidos de patente no INPI. Tem atuado em diversos projetos de pesquisa apoiados pela Petrobras direcionados para o desenvolvimento de novos materiais para indústria de petróleo e petroquímica.

Currículo Lattes

Cirlene Fourquet Bandeira

Possui graduação em Engenharia Química pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Engenharia Mecânica na área de Materiais pela UNESP/FEG - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com período de sanduíche de 9 meses na CWRU ? Case Western Reserve University em Ohio/EUA. Durante 3 (três) anos foi especialista em Análise Térmica na PerkinElmer do Brasil, trabalhou também como especialista e responsável por desenvolvimento de novas metodologias e manutenção na Netzsch do Brasil (8 anos) e como especialista da METTLER do Brasil (1 ano) no mesmo seguimento Atualmente ministras aulas de química e estatística na UNIFOA ? Universidade Fundação Oswaldo Aranha. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em compósitos e análise térmica para o desenvolvimento de novas metodologias.

Currículo Lattes

Luiz de Araujo Bicalho

Possui graduação de Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Andre Arcoverde (1971); graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1980); mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena da USP (2009). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Instalações Metalúrgicas, atuando principalmente nos seguintes temas: revestimento zincado, materiais dentários, voltametria, metalurgia extrativa, cálculo, geometria analítica, estatística, álgebra linear, gestão ambiental e ciências dos materiais.

Currículo Lattes

Monique Osório Talarico da Conceição

Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), pelo qual a tese obteve o prêmio de Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015. Em 2010 foi obtido o título de mestre em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é docente na UNIFOA e Faculdade Senai Rio. Atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento de hidrogênio, ligas de magnésio, ligas metálicas, nanomateriais, moagem mecânica, metalurgia física.

Currículo Lattes

Ricardo de Freitas Cabral

É Doutor em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia IME, em 2011. É professor responsável Doutor do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, onde encontra-se alocado no departamento de Engenharia Elétrica. Possui Mestrado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia IME, em 2008. Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em 2006. Atualmente trabalha com a linha de pesquisa de cerâmicas estruturais que possui aplicações nos setores que exigem altas temperaturas. Também é revisor da revista Cadernos UniFOA.

Currículo Lattes

Roberto de Oliveira Magnago

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). No ano de 2008 realizou um Pós Doutorado Júnior ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Desde 2009 é professor responsável doutor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Desde 2012 é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - FAT). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Micrometeorologia, Dinâmica de Fluídos e Processos Termodinâmicos.

Currículo Lattes

Sérgio Roberto Montoro

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Guaratinguetá (2014). Atualmente é Professor de Ensino Superior 3B e Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação na FATEC de Pindamonhangaba, professor responsável doutor no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e professor orientador de mestrado no programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Tem experiência na área de Engenharia Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros e Compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Polihidroxialcanoatos (PHAs); modificação química de polímeros; processamento e caracterização de polímeros e compósitos reforçados com fibras de carbono, fibras naturais e cargas minerais, caracterização de materiais e Planejamento de Experimentos (DOE). Também orienta projetos de Iniciação Científica e de Trabalhos de Conclusão de Cursos em Materiais Metálicos, envolvendo tratamentos térmicos, caracterizações mecânicas e metalográficas.

Currículo Lattes

Matriz Curricular

O Curso de mestrado profissionalizante em Materiais do UNIFOA conta com diferentes disciplinas oferecidas visando à adequação dos temas propostos para cada aluno, sendo algumas obrigatórias e outras optativas.

DISCIPLINAS DE NIVELAMENTO
Necessárias para alunos com formação fora da área de ciências exatas
Disciplina Carga Horária
Introdução ao Estudo de Materiais
Ferramentas matemáticas aplicadas ao estudo dos materiais
Ensaio de materiais
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Necessárias para obtenção do grau de mestre em materiais
Disciplina Carga Horária
Ciência dos Materiais
Caracterização microestrutural dos materiais
Metodologia da pesquisa científica
Seminários
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Individualmente necessárias dentro do tema escolhido pelo aluno
Disciplina Carga Horária
Análise Financeira de Projetos
Comportamento mecânico dos materiais
Processamento de materiais metálicos
Tecnologia de tratamentos térmicos
Diagrama de fases
Processamento cerâmico
Cerâmicas avançadas
Síntese, processamento e aplicação de polímeros
Degradação e reciclagem de materiais poliméricos
Biomateriais
Introdução à propriedade industrial
Materiais reciclados aplicados a construção
Tópicos I
Tópicos II
Tópicos III
Tópicos IV

Duração

O Curso de Mestrado profissional de Materiais possui duração média de 2 anos, subdivididos em 4 semestres letivos. As aulas se concentram nos dois primeiros semestres letivos, dentro dos quais, o aluno deverá definir um orientador e um projeto a ser desenvolvido.

Durante o 3º semestre, o pós-graduando deve prestar exame de qualificação no tema de sua dissertação visando avaliar a condução do projeto. Durante o 4º semestre, estabelecido para o término do mestrado profissional o pós-graduando defende publicamente a sua dissertação perante banca examinadora composta de no mínimo 01 membro externo com titulo de doutor.

Horários

O Curso oferece disciplinas em aulas presenciais às sextas-feiras à noite e aos sábados em período integral, manhã e tarde, no Campus Olézio Galotti, em Três Poços, além de atividades de orientação para o desenvolvimento de projeto, seminários e palestras.

Galeria