Processo Seletivo
Edital
Candidatos Aprovados
Artigos
Apresentação
Objetivos, público alvo e linhas de  pesquisa
Investimento
Disciplinas
Aluno Especial
Horário das aulas
Coordenação
Corpo docente
Dissertações realizadas
Regimento Interno
Agenda
Fale Conosco

.

 
Histórico do curso
O Mestrado profissional em Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, foi aprovado junto a CAPES em julho de em 2009, e conta com professores Doutores com alta produtividade em orientações, ou publicações. O curso oferece uma contribuição efetiva à pesquisa aplicada, integrando conhecimento tecnológico e atividade profissional, gerando produção de conhecimento na área de Tecnologia e Desenvolvimento de Materiais.
O Programa assume um caráter profissionalizante, pois visa ao preparo técnico e científico para a realização de um projeto, relacionado com aplicações tecnológicas e desenvolvimento de materiais. Além disso, visa correlacionar diferentes áreas do conhecimento na busca de harmonizar diferentes ambientes de estudo no sentido de agregar conhecimento a área de materiais.
O mestrado em Materiais do UniFOA conta com excelente infraestrutura experimental, com um grande numero de laboratórios de processamento e caracterização de materiais, além de diversos equipamentos ä disposição, o que amplia o numero de possibilidades de estudos e temas.
 
Duração do Curso
O Curso de Mestrado profissional de Materiais possui duração média de 2 anos, subdivididos em 4 semestres letivos.
As aulas se concentram nos dois primeiros semestres letivos, dentro dos quais, o aluno deverá definir um orientador e um projeto a ser desenvolvido.
Durante o 3º semestre, o pós-graduando deve prestar exame de qualificação no tema de sua dissertação visando avaliar a condução do projeto.
Durante o 4º semestre, estabelecido para o término do mestrado profissional o pós-graduando defende publicamente a sua dissertação perante banca examinadora composta de no mínimo 01 membro externo com titulo de doutor.
 
Diferenciais do curso no UniFOA

-Laboratórios próprios para realização de diferentes experimentos/pesquisas, possibilitando a ampliação de possibilidades em respeito a temas de propostas de projetos.
-Corpo docente de alta qualificação com experiência na solução de problemas relacionados ao uso de novos materiais.
-Busca constante pela inovação com Perfil de incentivo a depósito de patentes.
-Perfil de divulgação do conhecimento com revista científica própria de acesso livre pela comunidade acadêmica e outros tipos de publicações.
-Incentivo a participação de eventos científicos em nível nacional/internacional.
-Multidisciplinaridade e intercâmbio com as maiores Instituições de pesquisa na área de materiais do Brasil, através de projetos de colaboração dos pesquisadores do programa de pós-graduação.

 
Autorização
Homologado pelo CNE (Port. MEC 1045,  Parecer CES/CNE nº078/2010 de 18/08/2010, DOU 19/08/2010)
Para conferirclique aqui.
 
 
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - Telefone: (24) 3340.8400 - Ramal 8473 - E-mail: promes@foa.org.br
PROESP (Programas de Especialização) - Telefones: (24) 3336-7451 / 3336-7482 - E-mail: proesp@foa.org.br