Dúvidas Frequentes

COMO FUNCIONA O INGRESSO COM A NOTA DO ENEM?

O ingresso no curso de Medicina do UniFOA se dá exclusivamente pelo Enem. Desta forma, os candidatos podem se inscrever de qualquer local do país e não terão de fazer provas de vestibular, evitando, com isso, custos de viagem, cansaço, tensão.

O QUE É O SELO SAEME DE ACREDITAÇÃO?

O selo Saeme de acreditação é uma titulação que comprova a excelência de uma instituição em aspectos educacionais, infraestrutura e qualidade da gestão, entre outros. É oferecido pelo Conselho Federal de Medicina, CFM, e pela Associação Brasileira de Educação Médica, Abem. Ter o selo quer dizer que o curso cumpriu uma série de pré-requisitos exigidos pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, Saeme.

O QUE É A MATRIZ MODULAR?

A Grade Curricular Integrada (Currículo Híbrido) do curso de Medicina do UniFOA é destaque nacional de metodologia de ensino e contempla atividades teóricas e práticas a partir do primeiro módulo. Assim, desde o início, os alunos vivenciam cenários práticos da medicina indo a campo em ações de Saúde Coletiva (Programas de Saúde da Família), tanto nas unidades localizadas nos próprios campi, como em outras unidades que fazem parte da rede pública conveniada ao UniFOA.

O QUE SÃO LIGAS ACADÊMICAS?

Dentre as diversas atividades complementares previstas pelo curso, estão as participações em Ligas Acadêmicas (mais de 30 em atividade). Um dos objetivos é complementar a formação acadêmica por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Geridas pelos próprios alunos, as ligas são compostas por um grupo de participantes com interesse em comum sobre uma especialidade do campo da saúde, como por exemplo, cardiologia. A liga promove atividades extraclasse, eventos, palestras e ações voltadas para a promoção à saúde e educação, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da área da saúde.

QUAL A ESTRUTURA QUE O CURSO POSSUI?

O UniFOA possui convênios com as prefeituras locais (Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral) onde os alunos atuam nas unidades de pronto atendimento (Programa de Saúde da Família e PET-Saúde/GraduaSUS), UPA e nos hospitais da região. A instituição possui o campus Colina, anexo ao Hospital São João Batista, e o campus Leonardo Mollica, integrado ao Hospital Munir Rafful. O campus é considerado um ambulatório escola desenvolvido especialmente para a capacitação e treinamento dos alunos para o internato e residência.

Nos outros cenários de aprendizado estão a Policlínica e os mais de 20 modernos e amplos laboratórios, no campus Três Poços. Os laboratórios de anatomia; histologia e embriologia; fisiologia e bioquímica; e de habilidades clínicas; são alguns bons exemplos dos cenários distintos e simulados em que o aluno atua, ampliando seus conhecimentos sobre o corpo humano e seu funcionamento.

COMO O CORPO DOCENTE É ESTRUTURADO?

O UniFOA possui um corpo docente altamente qualificado, sendo 84% composto por Mestres e Doutores (com prevalência de Doutores). Os professores são reconhecidos no mercado e possuem vasta experiência no exercício da profissão médica, o que facilita o aprendizado já que levam o conhecimento das práticas para dentro da sala de aula. Além disso, o corpo docente ainda conta com especialistas de diferentes áreas e com profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência na prática docente. Conheça o corpo docente do curso de Medicina do UniFOA.

O QUE É O PET-SAÚDE/GRADUASUS?

O UniFOA foi a única instituição privada do Estado do Rio de Janeiro a ser contemplada com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS. O programa é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade.