Experiências únicas para os alunos de Medicina

Publicado em 25/02/2018
Link da matéria original - UniFOA

O UniFOA segue a tendência mundial de complementar os estudos com o uso de plataformas digitais e acaba de adquirir para o curso de Medicina e todos os outros da área da saúde um simulador multidisciplinar 3D. O aparelho exibe modelos tridimensionais altamente detalhados do corpo humano. No dia 22 de fevereiro, professores e técnicos passaram por um treinamento a fim de aprenderem a manusear o equipamento que já pode ser utilizado no Laboratório Morfofuncional.

O simulador, que pode ser utilizado como mesa ou lousa, possui cerca de cinco mil estruturas anatômicas identificadas, incluindo todos os órgãos e sistemas do corpo feminino e masculino. Todo esse processo de aprendizagem é reconstruído em tempo real e auxiliado pelo Atlas 3D de Anatomia.

“Podemos mergulhar dentro do corpo humano, ir mais a fundo do que conseguiríamos apenas com o uso de cadáveres. Além disso, o aluno passa a ter contato com novas tecnologias e essa interação colabora muito para aproximá-los ainda mais da realidade da profissão”, pontuou o coordenador de Medicina, Geraldo Cardoso.

A experiência oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de pacientes, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D, com acesso total e irrestrito à anatomia real.

Além da área da saúde, o simulador já está sendo aguardado pelos alunos das Engenharias e Sistemas de Informação que, segundo a reitora Claudia Utagawa, estão ansiosos para compreenderem o funcionamento e desenho do aparelho. “É um equipamento que, se olharmos mais amplamente, acaba integrando os cursos e incentiva os alunos terem novas ideias, pensarem em novas soluções”, citou a reitora.

O equipamento - A tela interativa foi criada pela startup brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional. Segundo o fundador da empresa, Cláudio Santana, a ideia foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com experiência em tecnologia, diagnósticos e imagens médicas. "Nosso objetivo é atender à necessidade da evolução contínua do ensino, introduzindo metodologias ativas em experiências reais com anatomia humana", comentou Santana.